Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.5/5 (4 votos)

ONLINE
1

Partilhe esta Página

EVANGELHO DO DIA - VATICANNEWS.VA
EVANGELHO DO DIA - VATICANNEWS.VA

 

https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia.html 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João

Jo 21, 15-19                    29.06.2019

Quando Jesus Se manifestou aos seus discípulos
junto ao mar de Tiberíades,
depois de comerem, perguntou a Simão Pedro:
«Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes?».
Ele respondeu-Lhe:
«Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo».
Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros».
Voltou a perguntar-lhe segunda vez:
«Simão, filho de João, tu amas-Me?».
Ele respondeu-Lhe:
«Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo».
Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas».
Perguntou-lhe pela terceira vez:
«Simão, filho de João, tu amas-Me?».
Pedro entristeceu-se
por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava
e respondeu-Lhe:
«Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo».
Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas.
Em verdade, em verdade te digo:
Quando eras mais novo,
tu mesmo te cingias e andavas por onde querias;
mas quando fores mais velho,
estenderás a mão e outro te cingirá
e te levará para onde não queres».
Jesus disse isto para indicar o género de morte
com que Pedro havia de dar glória a Deus.
Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».

REFLEXÃO:

Bom dia estimados irmãos em Cristo, como bem sabemos, Jesus já conhece bem a nossa fé, no enquanto, Ele nos questiona para sabermos se nós mesmos conhecemos a nossa, se temos certeza absoluta na decisão de seguí-Lo. Ele sabe que em certos momentos de nossas vidas, chegamos a negá-Lo: por medo de perder os prazeres do mundo, da carne, por medo de ser ridicularizado por dizer que ama-O. Jesus conhece as nossas fraquezas, por isso Ele não desiste de nós, esperando sempre o nosso amadurecimento na fé. Quando professamos a nossa fé na certeza absoluta, Ele simplesmente diz: "Segue-me". Rogamos a Jesus por intercessão de São Bento, para que tenhamos coragem de nunca negá-Lo, o exemplo já foi dado para nos edificar na pessoa de Pedro. Só ele sabe o quanto foi difícil negar Jesus, simplesmente por medo. Que não tenhamos medo quando formos questionados sobre Sua existência. A conversão verdadeira garante a autenticidade da fé. Que a Cruz Sagrada Seja Nossa Luz. Pax. MTSB.   

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Lc 15, 3-7            28.06.2019

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus e aos escribas a seguinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida’. Eu vos digo: Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos, que não precisam de arrependimento»

REFLEXÃO:

Bom dia estimados irmãos em Cristo, como sabemos, Jesus ama o pecador e não o pecado. Uma conversão verdadeira, autêntica, deixando os vícios, costumes mundanos de lado e abraçando a causa do Reino, seus valores, sua simplicidade, com certeza a alegria é completa no Céu. Muitos se consideram justos, mas somente o reconhecimento de Jesus importa, pois somente Ele irá identificar se a conversão é verdadeira ou não. Como vimos no Evangelho de ontem:("Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus"), a conversão está associada com a vontade do Pai; se a vontade do Pai não é colocada em prática, ou mesmo pela metade, então essa conversão não é verdadeira.  Rogamos a Jesus por intercessão de São Bento para que tenhamos fé, força e fortaleza para buscarmos uma verdadeira conversão espiritual à Luz do Evangelho. Que a Cruz Sagrada Seja Nossa Luz. Pax. MTSB. 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus
Mt 7, 21-29          27.06.2019

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Muitos Me dirão no dia do Juízo: ‘Senhor, não foi em teu nome que profetizámos e em teu nome que expulsámos demónios e em teu nome que fizemos tantos milagres?’. Então lhes direi bem alto: ‘Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade’. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína». Quando Jesus acabou de falar, a multidão estava admirada com a sua doutrina, porque a ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

REFLEXÃO:

Bom dia estimados irmãos em Cristo, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo já nos fornece uma auto-reflexão, sem precisar de interpretações humanas, é simples, objetivo, claro, conciso. A prática leva a perfeição, não há outra saída. Quem quer viver o Evangelho de Cristo somente na teoria, estará vivendo de uma forma incompleta, pois a colocação na prática dessa teoria, faz com que a vontade do Pai seja feita. Rogamos a Jesus por intercessão de São Bento para que sejamos pessoas prudentes edificando nossas casas sobre a rocha. Que a Cruz Sagrada Seja Nossa Luz. Pax. MTSB. 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus
Mt 7, 15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos dos falsos profetas, que andam vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos frutos os conhecereis. Poderão colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos? Assim, toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos frutos os conhecereis».

REFLEXÃO:

Bom dia estimados irmãos em Cristo, Jesus nos orienta para tomarmos cuidado com as pessoas que se passam por ovelhas, onde na verdade, são verdadeiros lobos travestidos de ovelhas. Pessoas que ficam se passando por boazinhas, fazendo papel de santas, mas no entanto, estão apenas para enganar, extorquir, matar o espírito. Quer conhecer uma pessoa? Dê poderes a ela; esse ditado é a mais pura verdade, pois quando uma pessoa não tem uma espiritualidade plena, uma vivência cristã, um respeito autêntico pelo próximo, no momento que ela assume tal hierarquia, ela se revela, deixando cair a máscara, mostrando a mais pura hipocrisia. Jesus nessa representatividade do Evangelho, é a árvore que dá bons frutos; quem está com Ele, não tem como ser enganador, mentiroso. Mas quem está com satanás, com certeza se revelará como um mau fruto. Pode até está falando em nome de Deus, mas Jesus nos advertiu: "Acautelai-vos dos falsos profetas, que andam vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes". Estes, de acordo com a profecia: "será cortada e lançada ao fogo". Rogamos a Jesus por intercessão de São Bento para que tenhamos forças para nunca desmerecermos do seu Amor, embora Sua misericórdia seja infinita, não sejamos aproveitadores dessa benção, mas fazendo todo esforço possivel para viver conforme o Seu Evangelho. Que a Cruz Sagrada Seja Nossa Luz. Pax. MTSB

 

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7, 6.12-14

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas nem atireis vossas pérolas aos porcos, para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a lei e os profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!”

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

*REFLEXÃO*
Bom dia estimados irmãos em Cristo. Hoje Jesus nos dá algumas orientações para trilharmos o caminho do bem, da salvação e afastarmos do mal. Embora muitos possam encarar de uma forma dura essas palavras, mas é por que ainda a "ficha" não caiu para essas pessoas sobre a realidade do Reino, parece que vivem em um mundo de fantasia, de poesia, de sentimentalismo, emocionalismo, que qualquer coisa que se diga de uma forma mais direta, clara, chamando a uma responsabilidade, já é motivo de se condoer, de se encomodar, de se magoar. Sabendo disso, Jesus nos orienta para não jogarmos pérolas aos porcos e nem dá aos cães as coisas santas. Por que essa colocação tão dura? Por que Ele sabe que o Evangelho é uma pérola e muitas vezes insistimos que outras pessoas as acolham e as coloquem em prática, desprendendo um esforço enorme, mas em vão. A decisão é individual, cabe a cada um fazer sua escolha. Precisamos sim, pregar e não querer "enviar" o Evangelho a todo custo em uma pessoa, como se fosse para atingir uma meta diária de salvação. Vamos fazer com os outros o que gostaríamos que fizessem com a gente. Vai caber a cada um escolher em qual porta quer entrar. Jesus nos dá uma dica: a estreita é a da salvação e a larga da perdição. Como assim? Por que a estreita é melhor do que a larga para chegar no Reino? Porque a estreita representa as renúncias que fazemos nesse mundo. Muitos vícios, ações negativas, comportamentos depreciativos, drogas comportamentais precisam ser eliminadas em nossas vidas para termos o direito da salvação. O problema é que todos querem a salvação, mas não querem fazer nenhum esforço para melhorar, para ficar longe desses comportamentos deploráveis, acreditando que basta falar o nome de Jesus, cantar, louvar, gritar, colocar a mão no coração e pronto. É nessa hora que Jesus dirá: " Não te conheço, afasta-se de mim satanás". Precisamos sim, aprender a colocar a mão na cabeça, no juízo para podermos com clareza, analisar as nossas faltas e buscarmos ser dignos de passar pela porta estreita, pois é através dessa porta que vamos carregar a nossa cruz, sem sacrifício, pois já sabemos o peso da responsabilidade. Rogamos a Jesus com a i,ntercessão de São Bento para que tenhamos forças no combate ao mal que quer que entremos pela porta larga, nos prometendo a salvação eterna sem nenhuma renúncia. Que a Cruz Sagrada Seja Nossa LUZ, não seja o demônio nosso guia. Pax. MTSB. Feliz Terça-feira.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,1-5
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Não julgueis, e não sereis julgados.
Pois, vós sereis julgados
com o mesmo julgamento com que julgardes;
e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.
Por que observas o cisco no olho do teu irmão,
e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho?
Ou, como podes dizer ao teu irmão:
'deixa-me tirar o cisco do teu olho',
quando tu mesmo tens uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho,
e então enxergarás bem
para tirar o cisco do olho do teu irmão.

*Reflexão*
Estimados irmãos em Cristo, no Evangelho de hoje, a orientação de Jesus é curta e objetiva para aqueles que buscam transparecer boas pessoas, longe de qualquer suspeita. Pessoas que muitas vezes querem se mostrar a salvadora da pátria, mas que infelizmente, são as primeiras a precisarem de ajuda. Não cabe a nós julgar quem é quem, até por que nós seremos julgados por tudo que fizermos em nossa existência. A pessoa precisa tomar uma dose de consciência cristã para se enxergar e vê quê, de acordo com Jesus, não passa de hipócrita, ou seja, cegos querendo guiar cegos. A pessoa precisa fazer uma profunda análise de consciência para cair em si e à partir daí, buscar uma conversão plena para se curar de certas doenças psicológicas, para poder ajudar o irmão a tirar a trave do próprio olho. Com isso, precisamos aprender a controlar os nossos próprios demônios internos, para que "eles" não nos guiem para outros caminhos longe de Jesus, colocando-o em 2° plano. Rogamos a Jesus com a intercessão de São Bento para que Eles nos ajudem a enxergar as nossas próprias deficiências e para que possamos corrigi-las a Luz do Evangelho. Que a Cruz Sagrada Seja Nossa LUZ. Pax. MTSB. Feliz Terça-feira.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66
Completou-se o tempo da gravidez de Isabel,
e ela deu à luz um filho.
Os vizinhos e parentes ouviram dizer
como o Senhor tinha sido misericordioso
para com Isabel, e alegraram-se com ela.
No oitavo dia, foram circuncidar o menino,
e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
A mãe porém disse:
'Não! Ele vai chamar-se João.'
Os outros disseram:
'Não existe nenhum parente teu com esse nome!'
Então fizeram sinais ao pai,
perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu:
'João é o seu nome.'
No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu,
sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.
Todos os vizinhos ficaram com medo,
e a notícia espalhou-se
por toda a região montanhosa da Judéia.
E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando:
'O que virá a ser este menino?'
De fato, a mão do Senhor estava com ele.

*Reflexão*
Estimados irmãos em Cristo, percebemos no Evangelho de hoje, a importância de se ter um nome e principalmente zelar por ele. Quando se escolhe um nome para um filho, deixando o espírito santo inspirar, esse nome se torna abençoado por toda a eternidade. Por isso, temos o dever de cuidar dele de tal maneira que se torne um nome forte, onde todos respeitem. Não podemos sujá-lo, não temos esse direito, pois há o Dedo de Deus em sua escolha. Quando perdemos o respeito até por nós mesmos, acabamos indignos. Somente a misericórdia eterna de Deus para recompô-lo. Quando manchamos essa graça, caimos em desgraça. Para que isso não aconteça, precisamos aprender a dominar os nossos demônios internos para não nos escandalizarmos e nos levarmos a perdição. Rogamos a Jesus com a intercessão de São Bento para que tenhamos forças de perserverar nessa caminhada de zelo por nós mesmos. Que a Cruz Sagrada Seja Nossa LUZ. Pax. MTSB. Feliz Segunda-feira.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Lc 9, 18-24
Um dia, Jesus orava sozinho, estando com Ele apenas os discípulos. Então perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». Eles responderam: «Uns, dizem que és João Baptista; outros, que és Elias; e outros, que és um dos antigos profetas que ressuscitou». Disse-lhes Jesus: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «És o Messias de Deus». Ele, porém, proibiu-lhes severamente de o dizerem fosse a quem fosse e acrescentou: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia». Depois, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á.

*Reflexão*
Jesus nos pergunta: " E vós? Que dizeis quem Eu Sou? Será se nós temos uma resposta unânime? Será se comungamos com a resposta de Pedro? Ou cada um tem uma resposta diferente de acordo com a concepção de Jesus humano e divino? Sabemos que Jesus é o filho de Deus e veio a Terra com o propósito de nos "salvar". Nos mostrou o caminho da salvação onde cada um tem que trilhar esse caminho seguindo-O, mas para isso, como Ele próprio diz: é preciso cada um carregar a sua cruz; a cruz do: desprendimento do mundo. É necessário desprezar as coisas mundanas que levam ao pecado, como: fofoca; egoísmo; intolerância; falta de respeito; oportunismo; infidelidade; desamor; desonestidade; vícios do álcool e outras drogas. Esses prazeres do mundo precisam ser abandonados e abandoná-los para muitos, é carregar uma cruz muito pesada, mas para seguir Jesus, esse sacrifício precisa ser feito. Não é fácil abandonar costumes que foram adquiridos ao longo dos anos, mas é necessário essa conversão para entrar em Seu Reino. Rogamos a Jesus com a intercessão de São Bento para que tenhamos forças à partir da oração de exorcismo, podermos nos livrar ou pelo menos controlar os nossos demônios internos. Só assim teremos forças para carregar a cruz sem sacrifício. Pax. MTSB. Feliz domingo.

 

REFLEXÃO:

São Bento, um santo completo, com a oração de exorcismo e a regra de vivência pessoal; comunitária quer dentro ou fora do mosteiro. Usar a oração de exorcismo sem dá valor a sua regra, buscando não fazer o que é certo, mas valorizando o que é fácil, é ter uma vida incoerente. É querer ficar livre de demônios externos sem se livrar dos demônios internos. 
Os 02(oração e regra), servem para purificar o corpo e o espírito. A sua cruz-medalha é para ser usada de forma coerente; consciente e com muita fé em acreditar que realmente os demônios existem. Usá-la apenas como amuleto da sorte, não passará de um enfeite.